sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Renovação na Câmara de Belém pode ser de 54%

A Câmara Municipal de Belém (CMB) pode sofrer, a partir de janeiro de 2015, uma renovação de até 54% em seu quadro parlamentar. Isso porque mais da metade dos vereadores que compõem a casa tentará cargos nos parlamentos estadual e federal.
Para o cientista político Roberto Correa, o sucesso na corrida eleitoral para esses candidatos terá relação direta com a atuação deles durante os últimos 12 meses, e não deve ser mal visto aos olhos do eleitor a disposição para deixar um mandato ainda pela metade para ser ocupado por um suplente, rumo a um posto mais representativo.
“Aqueles que estão dentro de grandes partidos, ou que já ocuparam cargos públicos de relevância, ou que tiveram um bom desempenho no último ano, e não necessariamente no mandato como um todo, têm boas chances de serem bem sucedidos. O eleitor que considera o bom trabalho desse ou daquele candidato não vai se incomodar em colocá-lo em um cargo mais alto, e isso vale também para os que se candidatarem a cargos no legislativo federal, no Senado e mesmo no Governo do Estado”.
Dentro desse contexto, o Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL-PA, terá toda a bancada - montada pela primeira vez na CMB em 2012, nas últimas eleições municipais -, tentando subir mais um degrau rumo à Assembleia Legislativa, onde hoje só está o psolista Edmilson Rodrigues, candidato a deputado federal. Se os vereadores Mauro Freitas e Dinely, membros do PSDC e o PSC respectivamente, forem vitoriosos nas urnas rumo à AL, ambos os partidos terão renovação “total” na CMB nessa legislatura.
O PC do B, que não possui representação na AL, o PMDB e o PPS poderão precisar substituir até dois vereadores cada um dentro da Câmara Municipal de Belém. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) não deve sofrer qualquer mudança, visto que nenhum de seus três vereadores está participando da corrida eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes