segunda-feira, 12 de maio de 2014

61% dos eleitores rejeitam voto obrigatório

Pesquisa Datafolha concluída na última quinta-feira e divulgada neste domingo (11), mostra que 61% dos eleitores brasileiros rejeitam a imposição do voto obrigatório, regra prevista no artigo 14 da Constituição. De acordo com o jornal, nunca tantos brasileiros foram contra o voto obrigatório. Hoje o voto é facultativo só para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e os que têm 16 ou 17 anos.
O levantamento mostrou também que, se tivessem opção, 57% dos eleitores não votariam no próximo dia 5 de outubro, outro recorde. A pergunta sobre comparecimento à urna é feita desde 1989. Nas pesquisas anteriores o total dos que não votariam se não houvesse obrigatoriedade nunca superou 50%.


Ouvido pelo jornal, o cientista político Humberto Dantas, professor do Insper, em São Paulo, disse que esses resultados podem ser expressão de um aumento de descrédito nas instituições. "Há uma tendência de descrença que não ocorre só no Brasil", diz ele. "Na Europa isso é muito forte, especialmente depois da crise de 2009."
Outra hipótese, segundo Dantas, seria uma associação "indevida" entre interesse pelo voto e satisfação com os governos. Funcionaria assim: se a administração do momento é bem avaliada, o interesse pelo voto sobe; se é mal avaliada, o interesse cai. "Acho preocupante. Teria que verificar se as pessoas não estão sabendo separar as duas coisas", afirma.
Rejeição
A pesquisa do Datafolha ainda mostra que, ao contrário do que alguns possam imaginar, os maiores índices de rejeição à obrigatoriedade do voto não estão entre os eleitores mais os jovens.
No grupo dos que têm entre 16 e 24 anos, a rejeição é de 58%, um índice alto em relação aos padrões anteriores. No eleitorado mais maduro, porém, de 45 a 59 anos, a opinião desfavorável à obrigatoriedade passa para 68%.
Em relação à renda e à escolaridade, a oposição cresce de forma escalonada. Quanto mais rico e escolarizado, maior a rejeição. Entre os que têm renda familiar mensal acima de dez salários mínimos 68% são contra. Entre os que têm ensino superior 71% rejeitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes