sexta-feira, 7 de março de 2014

Parasitas em peixes são estudados por alunas da Uepa

FACEBOOK

Visando à melhoria da economia do município de São Miguel do Guamá, no Nordeste paraense, alunas do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizam pesquisa sobre a incidência parasitas em peixes criados em cativeiro. A Tilápia e o Tambaqui, espécies mais utilizadas pelos produtores, são os focos da pesquisa.

O estudo, intitulado Fauna parasitária em peixes da espécie Tilápia (oreochomis niloticus) e Tambaqui (colossoma macropomum) de pisciculturas no Município de São Miguel do Guamá-PA conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por meio do acompanhamento do técnico em aquicultura, Emilio Paixão, e é desenvolvida pelas alunas Pâmella de Araújo Santos e Nayla Ferreira Pereira, sob a orientação do professor Danillo Silva.

“Elas já tinham feito a parceria com um técnico da Emater, achei a ideia muito boa, e começamos a orientar como fazer a coleta. A partir daí, vamos fazer uma quantificação e a identificação do parasita, quais espécies estão infectando os dois peixes, e relacionar com a análise físico-química da água, o que pode está influenciando”, afirma o professor.

As alunas começaram a pesquisa no dia 10 de fevereiro com uma visita a duas pisciculturas. A intenção inicial era realizar a pesquisa em 20 das 52 existentes no município, mas, segundo o professor, devido à aproximação feita com os produtores, possivelmente será realizada em todas pisciculturas.

Para Pâmella, a pesquisa é de grande relevância para os produtores do município, já que, geralmente, há uma necessidade do conhecimento técnico sobre como tratar a água e sobre a causa da mortandade de peixes nos tanques. “Os produtores estão reclamando. Um deles disse que os animais, em um dos tanques, estavam morrendo. Segundo ele, o tanque estava com uma ‘gosma verde’, mas que na verdade são fungos, bactérias e parasitas”, afirma a aluna.

Além de auxiliar os produtores, a pesquisa contribui para a produção de conhecimento acadêmico sobre o tema, ainda escasso no Brasil. “É um trabalho bem detalhado. São poucas pessoas conhecidas para falar sobre o assunto e, normalmente, estas pessoas trabalham com fungos e bactérias. Quando encontramos um trabalho sobre parasitas, todos são de fora, em inglês ou espanhol, dificilmente um pesquisador brasileiro”, afirma Pâmela.

A pesquisa busca, ainda, identificar os parasitas e as estratégias para combatê-los. Assim, os produtores não terão prejuízo, pois eles investem na compra dos alevinos, na manutenção dos tanques e na aquisição da alimentação, que demanda o deslocamento frequente ao município vizinho de Castanhal. Após a conclusão, a pesquisa, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas, será disponibilizada à Emater, com a intenção de orientar os futuros produtores na criação dos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes