sábado, 22 de junho de 2013

Salinas ganhará campi da UFPA em 2015

Dois terrenos no município de Salinópolis foram doados à Universidade Federal do Pará (UFPA) na tarde de ontem. Os terrenos abrigarão o campus da UFPA no município e uma Fundação de Cultura. Este será o segundo maior campus da universidade com 43 hectares, atrás somente do campus do Guamá.

Na nova unidade funcionarão os cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Costeira e Oceânica, Engenharia Oceanográfica, Tecnólogo em Informática, Licenciaturas em Física e Ciências, e pós-graduações em Engenharia em Ambientes Costeiros, Engenharia em Exploração e Produção de Petróleo e Engenharia de Produção de Alimentos do Mar. O início das obras, que custarão R$ 15 milhões, está previsto para o primeiro semestre de 2014.O primeiro processo seletivo para o campus de Salinas está previsto para 2015, antes da entrega do prédio. Por essa razão, a instituição pretende alugar um espaço para as aulas.
 
 A doação dos terrenos contou com a participação do reitor da UFPA Carlos Edilson Maneschy, do prefeito de Salinas, Paulo Henrique Gomes, do presidente da Câmara de Vereadores do município, Nilson Martins, e do representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Acácio Centeno.
 
Para o prefeito Gomes, a educação é uma prioridade do seu mandato. "Isso é um divisor de águas naquele município, que foi agraciado com as belezas naturais, mas que possui problemas. Acredito que podemos mudar a realidade com educação e produção", afirmou. 
 
O reitor da UFPA destacou que assinatura foi histórica para o município e para a universidade. "Estamos aqui para que mais e mais pessoas possam ter oportunidade real de exercerem de forma plena a cidadania. O prefeito já começa com uma gestão deixando seu nome na história do município", afirmou. 
 
 Para o proprietário do terreno, médico e professor da UFPA, João Cabral, o momento foi emocionante. "Esse é um dos momentos que passei a gostar mais de mim, porque esse momento é especial", relatou. O representante da Secti, Acácio Centeno, parabenizou o ato nobre de doação. "Fico profundamente emocionado. 
 
O governador do Estado está empolgado com esse projeto. O Estado é parceiro e ajudará em ações adicionais como a implantação de uma escola técnica profissionalizante em Salinópolis", informou.Fonte: Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes