sexta-feira, 26 de abril de 2013

Juiz deixa região sob ameaça de morte

O juiz Manuel Antonio Macedo, titular da Comarca de Dom Eliseu e que responde pela Comarca de Ulianópolis, deixou a região na quinta-feira, 18, depois de receber ameaças de morte. Ele viajou para Belém, onde relatou o ocorrido à presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Nadja Nascimento. O teor das ameaças não foi divulgado, mas informações indicam a origem em processos que tramitam na 84ª Zona Eleitoral e pedem a cassação do diploma dos prefeitos de Ulianópolis, Davi Resende Soares, e de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto. Os processos estão no cartório aguardando sentença.

Na quinta-feira, 18, quando o juiz deixou a comarca às pressas, o prefeito de Ulianópolis, Davi Resende, que responde a vários processos, inclusive como mandante de homicídio, estava no cartório tentando ser recebido em audiência pelo magistrado. Por outro lado, depois de uma discussão dentro do fórum, o juiz se declarou suspeito para atuar nos processos em que atua o advogado Adriano Silva, que moveu as ações pedindo a cassação do prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Neto.

Diante da gravidade da situação, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará determinou a apuração urgente do caso e designou o juiz Manoel Carlos de Jesus Maria, para atuar nas duas comarcas. O desembargador Rômulo Nunes, que acompanha o caso, já acionou o serviço de segurança a magistrados do TJE do Pará. Em nota enviada ontem a esta coluna, a assessoria do Tribunal informou que o juiz Manoel Antonio Macedo pediu licença de suas atividades com autorização da administração superior. 'Sobre as ameaças, esta instituição informa que já está ciente da situação do magistrado e está tomando providências para garantir a segurança do mesmo', afirma a nota.

Em contato com a reportagem na tarde de ontem, o juiz Líbio Araújo Moura, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), disse que a entidade acompanha as investigações. 'A Amepa irá se posicionar de forma a cobrar a apuração das ameaças e a punição de possíveis culpados', disse Líbio.

Fonte: ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes