quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mais de 40 anos de prisão

Em uma sessão tumultuada e com debates acalorados, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estabeleceram nesta quarta-feira (24) as penas ao empresário Marcos Valério de Souza que, somadas, ultrapassam 40 anos de prisão pelos crimes cometidos no mensalão.
 
Como parte da pena, os ministros também fixaram uma multa de R$ 2,7 milhões. De acordo com a legislação penal, que prevê regime inicialmente fechado para condenações maiores de 8 anos, Valério cumprirá o início da pena preso.
 
A pena foi calculada pela soma das seguintes condenações: quadrilha (2 anos e 11 meses); dois atos de corrupção ativa, um na Câmara dos Deputados (4 anos e 1 mês) e outro no Banco do Brasil (3 anos, 1 mês, 10 dias); dois peculatos no Banco do Brasil (5 anos, 7 meses e 6 dias), 46 operações de lavagem de dinheiro (6 anos, 2 meses e 20 dias) e outros 9 atos de corrupção ativa referentes à compra do apoio político (7 anos e 8 meses).
 
Os ministros ainda estabeleceram 5 anos e 10 meses de prisão para a condenação de Valério relativa ao crime de evasão de divisas para o marqueteiro da campanha de 2002 do ex-presidente Lula.

A pena deve ser oficializada na sessão de amanhã. O ministro Marco Aurélio precisou se ausentar e não votou sobre evasão de divisas e corrupção ativa referente à compra do apoio político no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes