sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Junior Lira e o Sonho Distante

Quando alguém me diz que pretende se tornar prefeito de algum município, minha reação é sempre a mesma, ou seja, não digo nada, apenas ouço. Ouvir é uma arte que poucas pessoas praticam, a maioria fala demais e não diz nada. Quando tomei conhecimento que o Vereador Junior Lira havia rompido relações com a Prefeita Marcia Cavalcante, deixando de apoiar seu governo e manifestando-se como pré-candidato a prefeito de São Miguel do Guamá, fui forçado a considerar os fatos.

Junior Lira é um político tarimbado, bem entrosado dentro do PSDB, tem entrada no Governo Estadual e consegue fazer articulações que lhes são favoráveis, entretanto quando se trata de olhar seu desempenho político a nível de São Miguel, constata-se que sua capacidade não lhe leva além do cargo de Vereador, ser prefeito é missão impossível. Impossível para o atual momento. Mas por que?

Vamos analisar o contexto guamaense. Quando Junior Lira retirou seu apoio à Prefeita Márcia Cavalcante, seu partido, o PSDB, não o acompanhou, todos os membros do PSDB que estavam no governo ainda continuam lá, ninguém abandonou o barco da Prefeita. Isso mostra a falta de liderança do Vereador Junior Lira dentro do seu próprio partido, ele saiu sozinho, ou seja, ele é líder apenas dele mesmo. Quem quer ser Prefeito precisa de grupo, precisa de pessoas ao seu redor que acreditem nas suas ideias, nos seus projetos, que acreditam na sua vitória, mesmo que ela esteja distante. No caso do Vereador Junior Lira ninguém acreditou, acho que nem ele mesmo acredita.

O fato do Governador do Estado ser do PSDB, não diz muita coisa, afinal as eleições em São Miguel do Guamá nunca foram decididas por Governador algum, achar que a vinda do Governador durante campanha, para fazer promessas num palanque significa muita coisa, é uma tolice. Nos últimos tempos o único político de fora que teve peso nas eleições guamaenses foi o Deputado Vladimir Costa, mesmo assim a candidata dele perdeu por 13 votos. Vamos combinar, esse Deputado é um grande demagogo, populista e fazedor de falsas promessas.

Voltando ao Vereador Junior Lira, o cenário nos diz que ele não terá apoio do Governo do Estado para lançar candidatura própria, pois seu nome está longe de liderar as pesquisas e o Governador já deixou claro, “ o PSDB vai compor com outros partidos nos municípios onde não estivermos bem”. Isto significa dizer que a intenção maior de Junior Lira é fortalecer seu nome para buscar uma vaga de Vice-Prefeito numa chapa vencedora. Sei não, mas vejo que até isso está difícil.

Não vejo no horizonte perspectivas de melhora para o nome de Junior Lira, até porque o Governo Estadual não tem feito grandes coisas por São Miguel do Guamá, nem o Governo, nem a Prefeita e muito menos os Vereadores. É por isso que eu sempre digo, “o povo guamaense é antes de tudo um povo guerreiro, que batalha dia a dia sem perder a esperança de dias melhores”.

Wendell Andrade Reis

Sociólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes