segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Eduardo Pio X - Meio Quilo de Ousadia



Se você vota em um candidato a Prefeito é porque algumas razões lhe levaram a isso, entre elas está o fato de a maioria da população enxergar num candidato a capacidade de liderar, ou seja, ser um líder é fundamental. Se os eleitores guamaenses olharem para Eduardo Sampaio Gomes Leite, verão apenas o filho do Deputado Pio X.  Não verão um líder, não verão alguém capaz de apresentar ou propor suas próprias ideias. Ele cresceu vendo o Pai fazer política, também tenta seguir o mesmo rumo, mas ainda não consegue pensar e agir por si mesmo, é um ser dependente psicologicamente. Tomar decisões consultando pessoas mais experientes é prova de sabedoria, mas consultar as pessoas porque você não tem a capacidade de tomar suas próprias decisões, é prova de fraqueza.

Ser prefeito requer preparo, requer competência, é para pessoas que sabem administrar conflitos, é para pessoas que suportam pressão, é para pessoas que não fogem dos problemas nem pedem para outros fazerem aquilo que é de sua responsabilidade, é para pessoas que decidem. Nesse ponto podemos dizer que Eduardo Pio X é fraco, muito fraco. Não tem a maturidade necessária para enfrentar as vicissitudes do cargo de Prefeito, nas situações de grande pressão ou dificuldade ele treme, entra em desespero, se acanha e permite que outras pessoas façam o trabalho que ele deveria fazer. Isso,  é deveras perigoso para uma cidade como São Miguel do Guamá que já vem sofrendo ha anos com administrações mal sucedidas.

Outro ponto que merece destaque e contará sempre contra Eduardo Pio X é o fato dele ter feito campanha a favor da divisão do Estado do Pará. É um separatista, alguém que tentou dividir a terra que acolheu seu pai e sua mãe, a terra onde construiu seu lar e sua família, a terra que lhe deu oportunidade de melhorar de vida. Só que mais de 90% dos eleitores guamaenses disseram “Não e Não: Ninguém divide o Pará”. E agora? Agora não dá pra voltar atrás, vai ter que suportar as consequências. Seria prova de sabedoria e inteligência política se ele tivesse se posicionado de forma diferente. Afinal ele chegou em São Miguel anteontem, casou com uma guamense, está construindo sua família e já que dividir o Pará? Ele pensa que é quem? 

No mais podemos dizer que ele possui um grupo forte dentro do PDT, tem excelentes candidatos a vereador, conseguiu isolar a Lourdes Souza e se tornar o principal nome do partido, tem atuado politicamente principalmente na zona rural de São Miguel do Guamá, conta com a experiência do pai, o Deputado Pio X, para fazer as articulações, porque ele sozinho não dá conta, tem carisma e meio quilo de ousadia. É alguém que pode se posicionar bem no cenário da disputa e formar uma chapa em condições de vencer. Acredito muito pouco nessa possibilidade, mas se ela existe, é melhor não menospreza-la.

No atual momento o que existe é a boa e famosa política de bastidores, tudo pode mudar de uma hora pra outra, os grupos estão dialogando, procurando a melhor forma de sair pra disputa, só não pode ficar parado na esquina, senão vai ser atropelado.

Wendell Andrade Reis

Sociólogo

4 comentários:

  1. caro wendell, estou acompanhando seus artigos sobres os possíveis candidatos,e me parece estar seguindo uma linha coerente a que se propôs fazer,"avaliar os candidatos", apesar de ser nebuloso e perigoso a questão, suas colocações na maioria são no minimo interessante, porém,fica uma colocação sobre o Eduardo,creio que você foi infeliz em julgar seu posicionamento politico sobre a divisão do estado, ele apenas exerceu um direito de escolher o que em tese para ele seria melhor para o povo das regiões em questão,e isso não o desabona em nada, e esse papinho de desqualificar e dizer que quem votou a favor da divisão votou contra o pará, não me parece digno de uma avaliação criteriosa feita por um sociólogo, pois, você bem sabe que isso é um pensamento tipico do senso comum,se você já tinha um pensamento formado sobre o assunto, ele também está no mesmo direito que qualquer cidadão, e não se furtou em se posicionar, enquanto muitos políticos não fizeram por medo de perder seus votos,neste caso ponto positivo para como você designou seu codinome "meio quilo de ousadia", neste caso, antes meio quilo que nada. mais quem escreve está também sujeito a olhares atenciosos e posicionamentos, sejam contrários ou similares, faz parte da boa e velha dialética, um abraço e boa sorte em seus artigos indigne pensador. alex ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. O amadurecimento de uma pessoa é consequência de um processo de acertos e erros, porém os posicionamentos, criticas e rancores pessoais devem ser contidos a própria pessoa, pois comentar em uma rede social uma avaliação pessoal de alguém,é algo fatídico de clara insatisfação de seus interesses pessoais não atendidos. Pois bem, é bom relembrar aos munícipes de São Miguel do Guamá que o Sociólogo Wendel é há alguns meses atrás fazia parte do mesmo grupo politico de Eduardo. E agora usa um posicionamento PESSOAL para medir a competência administrativa de alguém? Hora se estamos em uma plena Democracia e que muitos morreram, foram presos, sofreram torturas nos porões da Ditadura Militar, para que hoje pudéssemos nos posicionar sobre os mais diversos políticos democráticos de nosso País.
    Portanto suas críticas não contribuem para um processo de empoderamento do processo politico democrático da população do Município de São Miguel, ao contrário nós faz refletir que algumas pessoas NÃO ATENDIDAS EM SEUS INTERESSES apenas usam palavras para tentar denegrir a imagem de alguém, isso é pequeno demais para uma pessoa que se diz guamaense, pois devemos avaliar os candidatos por TRÊS ASPECTOS PRIMEIRO POR SUA CONDUTA COM CIDADÃO, SEGUNDO POR SUA ATUAÇÃO JUNTO A COMUNIDADE E TERCEIRO POR SUAS PROPOSTAS E PLATAFORMA DE GOVERNO.

    ResponderExcluir
  3. trabalhei na cordenação de campanha do dep piox em outeiro, belem, hoje não querem nem ver ele pintado de ouro aqui, a maior campanha que esta existindo hoje, é justamente de todos aqui do nosso "parazinho" como eles chamam, é não votar em nenhum candidato do pdt.

    ResponderExcluir
  4. VOCÊ ESTÁ RESSENTIDO MEU CAMARADA?FICO PENSANDO QUE VOCÊ COMO SOCIÓLOGO DEVERIA FAZER MELHORES COLOCAÇÕES. O FATO DE VOCÊ DIZER QUE ELE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR, NÃO QUER DIZER QUE NÃO ESTEJA. SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, FORA ESSE MENINO, NÃO TERÁ MUDANÇAS NO CENÁRIO POLÍTICO,OU SEJA, QUEM VAI FICAR SÃO OS MESMOS PARTIDOS. POR CAUSA DESSE PENSAMENTO SEU DE NÃO ARRISCAR É QUE TEMOS UM MUNICÍPIO FALIDO, ABANDONADO, APESAR DE POSSUIR RENDAS. INFELIZMENTE, NA PRÁTICA, VOCÊ NÃO É DIFERENTE DOS OUTROS MUNÍCIPES.

    ResponderExcluir

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes