quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas

Foi aprovada há pouco, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Houve 65 votos a favor e sete contrários à proposta.

A obrigatoriedade do diploma de jornalista foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2009, quando a maioria dos ministros entendeu que limitar o exercício da profissão aos graduados em jornalismo estaria em desacordo com a liberdade de expressão prevista no texto constitucional.

Se aprovada em segundo turno no Senado, a PEC 33/2009 seguirá para exame da Câmara dos Deputados. (Agência Senado)


FALA ANDREY:

O tema em questão é de relevância e merece alguns comentários pelo quais passamos a declinar a opinião de que realmente os profissionais que hoje apresentam tele-jornais ou redigem matérias jornalísticas são desprovidos de conhecimento técnico, levando assim uma informação incompleta, as vezes equivocadas e por que não erradas.

Não raras vezes me deparo com matérias exibidas na TV em que o Repórter confunde Roubo com Furto por exemplo. Mas Andrey o cara é repórter não é bacharel em Direito?   O cerne da questão não é esse, acontece que este é somente um exemplo de matérias exibidas que são levadas de forma precipitada ao público que só consegue discernir o certo do errado se tiver uma formação relevante, caso contrário, repassa a informação de forma equivocada e assim por diante.

Defendo a classe e digo mais, com essa exigência todos ganham principalmente o leitor ou o telespectador que passará a receber informações de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes