domingo, 31 de julho de 2011

Rios do Pará na rota do tráfico

No dia 23 de junho deste ano, a ONU divulgou através da Agência das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC) um relatório no qual o Brasil figura como um dos grandes centros de consumo e distribuição de cocaína. Só para se ter uma ideia, um terço da cocaína cultivada na América do Sul (principalmente na Colômbia, Peru e Bolívia) é destinada ao mercado brasileiro.

Além disso, o país foi apontado como o mais utilizado por traficantes para transportar a cocaína produzida na América do Sul para a Europa. Em 2005, foram 25 carregamentos apreendidos no continente europeu, contra 260 em 2009. Todas haviam percorrido território brasileiro. O Brasil também aparece como principal fornecedor de cocaína para a África.

Segundo maior estado do país em extensão territorial e localizado na região amazônica, que faz fronteira com os países que concentram a maioria das áreas de plantio de coca, o Pará está incluído neste contexto.

O DIÁRIO entrevistou o delegado Hennison Jacob, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil do Pará sobre o movimento do tráfico na região.

De acordo com a autoridade policial, o Pará é uma das principais rotas da cocaína transportada para a Europa. “A estatística que se aplica para o Brasil (no que diz respeito à rota), pode ser aplicada ao Pará”, assegurou.

O delegado observa que a grandiosidade do território e a posição geográfica são fatores determinantes. “O Brasil por fazer fronteira com esses países. E o Pará por ser vizinho do Amazonas, Acre e Mato Grosso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes