sábado, 30 de abril de 2011

Ansiedade pode ser controlada pela alimentação

Nem sempre as mudanças de humor e estado de espírito estão relacionadas somente às condições psicológicas das pessoas. Os alimentos ingeridos diariamente também causam impacto no estado emocional, já que contêm substâncias capazes de influenciar o organismo de forma positiva ou negativa. É possível, assim, balancear parcialmente a ansiedade e a irritação através da escolha dos alimentos corretos em uma dieta.

A ingestão de carboidratos complexos, por exemplo, pode fazer com que a pessoa se sinta mais agitada e inquieta. Segundo a nutricionista Rosana Farah, especialista em nutrição clínica e gastronomia, “a glicose é o principal combustível para o cérebro, pois mantém a integridade das funções dos tecidos nervosos”. Esse tipo de carboidrato costuma ser encontrado em alimentos como  arroz, aveia, feijão, massas e pães integrais, batata, milho.

No combate à ansiedade, os alimentos que contêm triptofano podem ser especialmente eficazes. “O triptofano é um aminoácido bastante utilizado pelo cérebro em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio e produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono e do humor”, explica a nutricionista.

Segundo ela, as melhores fontes naturais de triptofano são carnes, peixes, perus, leite, bananas e amendoins. Já para aqueles que são ansiosos por natureza, a nutricionista recomenda que a ingestão de algumas substâncias seja reduzida.

“Chocolate, café e certos tipos de chá, mate ou preto, por exemplo, são ricos em cafeína e atuam estimulando o sistema normal de vigília, aumentando a atenção, a concentração e a memória”.

Assim, o consumo de café ou chá não pode ultrapassar o limite diário de 3 a 4 xícaras. “As pessoas sensíveis à cafeína podem focar mais tempo acordadas, resultando em insônia, e com isso, tornam-se mais ansiosas com esta situação”, afirma.

E quanto ao suco de maracujá, o mito de que ele ajuda a relaxar tem embasamento? “Sim, ele tem um poder depurativo, sedativo e antiinflamatório”, finaliza Farah.  Não há restrições no consumo do suco, mas recomenda-se que não seja adicionado muito açúcar. (eBAND)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes