quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pressão e colesterol altos podem prejudicar a memória aos 50

Pressão e colesterol elevados não aumentam apenas a chance de doenças cardíacas graves. Também podem estar relacionados com problemas de memória a partir dos 50 anos. A pesquisadora Sara Kaffashian, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Investigação Médica de Paris, analisou dados de 3.486 homens e 1.341 mulheres com idade média de 55 anos, submetidos a testes cognitivos por três vezes em 10 anos.

Os participantes também receberam uma pontuação de risco, chamada Framingham, que prevê a possibilidade em 10 anos de sofrer acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e outras patologias cardiovasculares, levando em conta idade, sexo, níveis de colesterol, pressão, presença de diabetes e histórico de tabagismo.

Os que tinham saúde cardiovascular baixa se saíram pior em testes de memória e habilidades mentais do que o grupo com dados positivos. Por exemplo, risco cardiovascular 10% maior foi associado com 2,8% piores resultados em testes de memória em pessoas do sexo masculino e, 7,1%, do feminino. O site Science Daily divulgou esses dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes